Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Vítimas da Talidomida receberão indenização de 100 vezes o valor da pensão

    Publicado por Jus Vigilantibus
    há 15 anos

    Bruno Bocchini

    Repórter da Agência Brasil

    São Paulo - O Tribunal Regional Federal da 3ª Região decidiu hoje (16) que a União deverá indenizar, por danos morais, as pessoas com a Síndrome da Talidomida. De acordo com o tribunal, deverá ser pago, em parcela única, 100 vezes o valor da pensão vitalícia recebida pelas vítimas.

    A União poderá recorrer da decisão, que é válida para os membros, nascidos de 1957 a 1965, da Associação Brasileira dos Portadores da Síndrome da Talidomida, que moveu a ação. Cerca de 360 pessoas serão beneficiadas. As pessoas que já fizeram acordo com a União não terão direito.

    A Talidomida é um medicamento desenvolvido na Alemanha em 1954, que pode gerar casos de focomelia �"síndrome caracterizada pela aproximação ou encurtamento dos membros junto ao tronco do feto �" se tomado durante a gravidez.

    Em 1982, governo brasileiro, por meio da Lei 7.070, concedeu pensão alimentícia vitalícia às vítimas da síndrome. A pensão varia de meio a quatro salários mínimos, de acordo com o grau de deformação.

    “Nós esperávamos uma indenização de 200 vezes o valor da pensão para que o Estado não mais cometesse o mesmo erro”, disse a presidente da associação, Cláudia Marques Maximino, ao comentar a decisão judicial em São Paulo. A entidade pediu na ação o valor de 500 vezes a pensão recebida.

    Em abril passado, a 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região decidiu que a União é responsável pela fiscalização dos medicamentos comercializados no país e, por isso, deve responder pelos efeitos colaterais causados pelos produtos. Em primeira instância, a Justiça Federal havia definido a indenização por danos morais às vítimas no valor de 20 vezes a pensão.

    • Publicações9929
    • Seguidores81
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3609
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vitimas-da-talidomida-receberao-indenizacao-de-100-vezes-o-valor-da-pensao/1549033

    Informações relacionadas

    Geovani Santos, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    Pensão especial aos portadores da Síndrome da Talidomida: Tudo que você precisa saber

    Petição Inicial - Ação Concessão

    Andréa Araújo Advocacia , Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Lei aumenta o valor da pensão para as pessoas com síndrome da Talidomida

    Tiago Aquines, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Seguro DPVAT, saiba quem tem direito e como acionar

    Isaac Simião, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    Mandado de Segurança com pedido liminar contra demora do INSS em proferir decisão em autos administrativos

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Há danos irreversíveis mesmo com indemnização não serão ressarcidos. continuar lendo