Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Rio de janeiro inicia educação de trânsito nas escolas com material do "Viva o Trânsito"

    Publicado por Jus Vigilantibus
    há 15 anos

    Na próxima quinta-feira (04) o Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro dará inicio a utilização do material Viva o Trânsito distribuído pelo Ministério das Cidades, por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O Estado do Rio de Janeiro iniciará um plano de trabalho com o objetivo de acompanhar e avaliar a aplicação dos textos e dos jogos nas escolas. O evento de lançamento do plano de trabalho terá a presença do ministro das Cidades, Marcio Fortes, do governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, do diretor do Denatran, Alfredo Peres da Silva e do presidente do Detran/RJ, Fernando Avelino.

    Na ocasião será assinado um convênio de cooperação entre a Secretaria de Estado de Educação e o Detran/RJ com o objetivo de implantar de forma efetiva e interdisciplinar a educação para o trânsito nas escolas. O objetivo do governo do Rio é atingir ainda neste ano seis mil alunos, já a partir de 2010 a expectativa é atender 600 mil estudantes.

    Além de auxiliar a Secretaria de Educação na implantação da educação para o trânsito nas escolas, o Detran/RJ também promoverá a capacitação das normalistas do último ano do magistério. O evento de lançamento do plano de trabalho será no dia 04 de junho, no Colégio Estadual Júlia Kubitschek, às 16 horas.

    Projeto Viva o Trânsito

    O Viva o Trânsito é um conjunto composto por dois softwares educativos e três livros paradidáticos , cada um contendo duas histórias infanto-juvenis . Os materiais do Viva o Trânsito foram produzidos e enviados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) a 59.066 escolas do ensino fundamental localizadas em 883 municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). No Estado do Rio de Janeiro 6.146 escolas receberam o material. O Projeto Viva o Trânsito atenderá 59% dos alunos matriculados no ensino fundamental, um total de 19.630.000.

    O material aborda de forma clara e criativa diversos temas relativos ao trânsito. Os livros trazem histórias voltadas aos alunos dos anos iniciais, intermediários e finais do ensino fundamental, além de curiosidades e sugestões de atividades. O Projeto Viva o Trânsito traz também dois softwares: De pontinho em pontinho, se faz um caminho, indicado para as séries iniciais e o Transitando pelo Brasil, direcionado os alunos das séries finais. Os livros e os softwares estarão disponíveis no site do Denatran. Para fazer download basta acessar www.denatran.gov.br.

    O conjunto completo do Projeto Viva o Trânsito está sendo enviado pelo Correio diretamente às escolas públicas e particulares do ensino fundamental, às prefeituras e a todos os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito.

    Confira as escolas que receberam o material - http://www.denatran.gov.br/projetos/vivaotransito.asp

    Assessoria de Imprensa

    imprensa@denatran.gov.br

    Departamento Nacional de Trânsito

    61

    • Publicações9929
    • Seguidores81
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações325
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/rio-de-janeiro-inicia-educacao-de-transito-nas-escolas-com-material-do-viva-o-transito/1177086

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)