Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Recurso administrativo. Sema não pode exigir depósito recursal

    Publicado por Jus Vigilantibus
    há 16 anos

    Sema não pode exigir depósito prévio para admitir recurso contra multa

    A exigência de prévio depósito do valor da multa como pressuposto de admissibilidade de recurso de caráter meramente administrativo transgride o art. , inciso LV da Constituição da República. Esse é o entendimento da Primeira Turma de Câmaras Cíveis Reunidas do Tribunal de Justiça de Mato Grosso que, em decisão unânime, concedeu segurança à impetrante de um mandado de segurança e determinou que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente se abstenha de exigir depósito prévio de 10% do valor da multa aplicada por infração ambiental como pressuposto para o seguimento do recurso administrativo (17809/2008).

    No pedido da segurança, a impetrante argumentou que fora autuada e penalizada por desmatamento irregular. Inconformada com a penalidade aplicada, ela tentou interpor recurso administrativo, mas foi surpreendida pela exigência do depósito prévio para que o recurso tivesse seguimento. Por isso, impetrou mandado de segurança em face do disposto no artigo 125 , caput, da Lei Complementar nº. 232 /2006, que exige como condição de admissibilidade do recurso administrativo, depósito prévio de 10% do valor da multa aplicada. Sustentou ser essa exigência incompatível com as garantias da ampla defesa e do contraditório. “Resta demonstrado que a exigência do depósito recursal culmina por afetar e comprometer, no âmbito do processo administrativo, o exercício do direito de defesa. Nessa ordem, tem-se que o Poder Público não pode exercer a sua autoridade de maneira abusiva ou arbitrária, desconsiderando o postulado da plenitude de defesa, pois o reconhecimento da legitimidade e da legalidade de qualquer medida estatal, que irradie efeitos no âmbito dos direitos individuais, submete-se à fiel observância do princípio do devido processo legal”, afirmou o relator do recurso, desembargador Donato Fortunato Ojeda.

    Com a decisão do TJMT, a Secretaria de Meio Ambiente fica obrigada receber o recurso da impetrante independentemente do recolhimento do depósito prévio antes exigido.

    A decisão foi em consonância com o parecer ministerial. Participaram do julgamento os desembargadores Evandro Stábile (1º vogal), Guiomar Teodoro Borges (2º vogal), a desembargadora Maria Helena Gargaglione Povoas (3ª vogal), o desembargador Licínio Carpinelli Stefani (4º vogal), o desembargador Antônio Bitar Filho (5º vogal), o juiz substituto de Segundo Grau José Mauro Bianchini Fernandes (6º vogal convocado) e a juíza substituta de Segundo Grau Clarice Claudino da Silva (7ª vogal convocada).

    • Publicações9929
    • Seguidores81
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações309
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/recurso-administrativo-sema-nao-pode-exigir-deposito-recursal/68699

    Informações relacionadas

    Mario Susumi Kuno Filho, Advogado
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Recurso administrativo

    Benigno Núñez Novo, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Recursos jurídicos e administrativos

    Modelo de Defesa Prévia - Auto de Infração Ambiental - Licença Ambiental

    Gabriel Soares, Bacharel em Direito
    Artigoshá 2 anos

    A Gratuidade dos Recursos Administrativos

    Janquiel dos Santos, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    Recurso administrativo

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)