Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    ISS não incide sobre franquia da marca Correios, mas pode ser cobrado sobre os serviços

    Publicado por Jus Vigilantibus
    há 15 anos

    Não é tributável Imposto Sobre Serviços (ISS) sobre contratos de franquia empresarial, por equivaler a serviço de locação. A decisão unânime é da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça. De outro lado, a Câmara entendeu ser possível que o Município de Porto Alegre tribute o agenciamento dos produtos e serviços da franqueadora, pelas quais a franqueada recebe comissão.

    A apelante, Costa Serviços Postais Ltda., mantém contrato de franquia empresarial com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). No recurso, solicitou que fosse declarada a inconstitucionalidade dos itense 26.01 da Lista Anexa à Lei Complementar 116 /03, que inclui como tributáveis pelo ISS, respectivamente, as atividades de “Franquia (franchising)” e “Serviços de coleta, remessa ou entrega de correspondências, documentos, objetos, bens ou valores, inclusive pelos correios e suas agências franqueadas; courrier e congêneres”.

    Intermediação

    Conforme o Desembargador Roque Joaquim Volkweiss, relator do apelo, além do objeto franquia empresarial, o contrato firmado entre a ECT e a apelante contém cláusula de representação comercial autônoma (atividade disciplinada pela Lei nº 4.886 /65), que envolve serviços diversos, pelos quais há pagamento de comissão.

    “Serviços estes, afirma o relator do processo, tributáveis pelo ISS, com expressa previsão na Lista de Serviços [anexa à Lei Complementar 116/03].”

    Franquia

    Porém, observa o julgador, a mesma Lista de Serviços (item 17.08), fere a Constituição no que pretende tributar a renumeração paga pela cessão dos direitos de uso de determinada marca ou patente, ou seja, a própria franquia (Lei nº 8955 /94)“por se tratar de legítima locação”.

    Participaram da sessão de julgamento o Desembargador Arno Werlang e o Juiz-Convocado Miguel Ângelo da Silva.

    Proc. 70027054311

    • Publicações9929
    • Seguidores81
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações414
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/iss-nao-incide-sobre-franquia-da-marca-correios-mas-pode-ser-cobrado-sobre-os-servicos/952944

    Informações relacionadas

    Supremo Tribunal Federal
    Jurisprudênciahá 5 anos

    Supremo Tribunal Federal STF - AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE: ADI 4784 DF - DISTRITO FEDERAL

    Supremo Tribunal Federal
    Notíciashá 12 anos

    Franqueadas dos Correios questionam incidência de ISS sobre sua atividade

    Notíciashá 18 anos

    ISS incide sobre serviços autorizados pelos Correios

    Supremo Tribunal Federal
    Notíciashá 14 anos

    ADI que contesta contratação de franquias dos Correios em todo o país será julgada diretamente no mérito

    Rafael Rocha Filho, Estudante de Direito
    Artigosano passado

    Reduzindo pela metade a multa na rescisão de imóvel na planta

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)